segunda-feira, 31 de julho de 2017

A melhor palestra da FLIP de 2017

Como sabemos, a FLIP, a feira de literatura de Paraty, tem muitas palestras interessantes. Mas a maior e mais importante palestra não aconteceu nos palcos principais do evento e sequer foi programada. Mas foi uma palestra necessária, enriquecedora e que devolveu os presentes ao mundo real, trazendo importantes lições.

Durante um evento, liderado pelo ator Lázaro Ramos (que eu gosto bastante, na minha opinião o melhor ator da atualidade), a plateia pode se manifestar. Uma professora negra e idosa, descendente de escravos decidiu falar. O que se ouviu  desde então foi de uma sabedoria ímpar. Coisa de um verdadeiro sábio.

Diva Guimarães, o nome da professora, falou do racismo e como a educação é importante para superá-la, não apenas para dar dignidade aos negros e pobres mas para a aquisição da capacidade de uma compreensão melhor da realidade. Como a educação e o desenvolvimento intelectual são capaz es de eliminar preconceitos e ajudar na percepção da realidade ao nosso redor. Aplausos demorados e empolgados após a sua sábia manifestação.

Me lembrei imediatamente da nefasta "Escola sem Partido", que apesar de não ter sido mencionada entre os presentes, desperta horror em quem se comoveu com a palestra sabia desta professora. Até porque a "Escola sem Partido", medida "educacional" de muitos golpistas, é preconceituosa e proíbe a racionalidade. No final, a professora falou sobre a importância de raciocinar, algo que os idealizadores da nefasta medida, defendida pela família Bolsonaro, tem pavor mórbido. Digamos NÃO para a horrenda "Escola sem Partido", que é  definitivamente o antônimo de educação.

Aqui abaixo está o vídeo com a palestra de Diva, uma verdadeira sábia, que fez o que uma professora sabe fazer: nos ensinar coisas importantes para o desenvolvimento de nossa capacidade intelectual. Quem tem um senso mínimo de humanidade se comove com as suas declarações e acaba adquirindo um vasto conhecimento que deve ser guardado para a vida toda. Recomendo a todos que vejam o vídeo. Terão um momento único e indispensável para a vida.

Obrigado, Diva Guimarães. Foi a melhor palestra da FLIP deste ano e talvez de muitas edições do festival. Depois de te ouvir, estamos mais inteligentes agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.